Sonambulismo
O sonambulismo é um distúrbio comportamental do sono ou parassonia, onde ocorre a movimentação excessiva durante o sono.
AGENDE AGORA

Sonambulismo em Brasília

O tratamento do sonambulismo geralmente consiste na terapia com medicamentos específicos que atuam no padrão do sono, evitando os desequilíbrios na passagem do sono de ondas lentas.
Especialistas em Medicina do Sono Médicos reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina. AGENDE AGORA

O sonambulismo é um distúrbio comportamental do sono ou parassonia, onde ocorre a movimentação excessiva durante o sono. O conceito parassonia é utilizado entre os especialistas para definir qualquer manifestação física indesejável que acometa o sistema motor e/ ou neurovegetativo durante o sono ou na transição sono-vigília.

As parassonias são separadas em quatro grupos de acordo com a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono (ICSD, 1990). No primeiro grupo encontram-se o sonambulismo, o terror noturno e o despertar confusional. O segundo é composto por parassonias do sono REM, incluindo paralisia do sono e pesadelos. O terceiro agrupa os distúrbios de transição sono-vigília e o quarto os distúrbios como o bruxismo e a enurese noturna.

O sonambulismo é considerado um distúrbio do despertar que ocorre com maior frequência durante a infância, diminuindo com o avanço da idade. O problema é caracterizado por episódios em que o indivíduo desperta parcialmente do sono NREM e movimenta-se de forma estereotipada e automática de poucos minutos até meia hora. Por acontecer durante o sono delta é predominantemente comum que os episódios ocorram no terço inicial da noite e os indivíduos não se lembrarem do acontecimento no dia seguinte.

Crianças entre quatro e oito anos são acometidas frequentemente pelo sonambulismo que desaparece por volta dos dez anos. Em adultos, alguns fatores externos podem contribuir para a ocorrência dos episódios como privação de sono, drogas, atividade física, estresse, ansiedade, álcool e apneia. É importante ressaltar que o diagnóstico do sonambulismo deve ser feito por especialistas em medicina do sono, que irão avaliar o paciente e avaliar a necessidade do exame polissonográfico, detectando sinais que confirmem o quadro.

O

tratamento do sonambulismo em Brasília

geralmente consiste na terapia com medicamentos específicos que atuam no padrão do sono, evitando os desequilíbrios na passagem do sono de ondas lentas. Também é possível complementar o tratamento com técnicas de relaxamento e psicoterapia que são consideradas eficazes para solucionar ou amenizar o distúrbio.

Algumas medidas como evitar o excesso de estímulos visuais e sonoros antes do sono e atividades que provocam agitação, podem ajudar a combater as ocorrências de sonambulismo. Computadores, videogames, celulares e televisão devem ser desligados pelo menos uma hora antes de dormir de acordo com os especialistas.

Também é aconselhável esconder objetos pontiagudos, facas, tesouras e navalhas, além de trancar portas e janelas, evitando que o sonâmbulo entre em situações de risco inconscientemente. Outra dica é optar por camas baixas para evitar quedas de grandes alturas durante os períodos de agitação.

Se você sofre com os sintomas do sonambulismo ou possui algum membro da família com o distúrbio, agende uma consulta com o

Médico para Sonambulismo em Brasília

no Instituto do Sono Instituto do Sono. Nossos equipe está preparada para atendê-lo.

Voltar ao topo